segunda-feira, 16 de maio de 2011

A Simbologia da Igreja Universal e a Biblia Sagrada

A simbologia da Igreja Universal e a Bíblia Sagrada!!!


A simbologia utilizada na Igreja Universal do Reino de Deus, causa uma polêmica enorme no meio evangélico. Isso não é surpresa pra ninguém. Até porque muitos evangélicos não consideram a IURD uma Igreja evangélica.

Antigamente eu me perguntava porque a IURD nunca se "unia" as demais igrejas evangélicas e hoje sei a resposta. Não se une porque tem uma "liturgia" muito diferente das igrejas em geral, principalmente de igrejas tradicionais em suas doutrinas.

A simbologia da IURD não deveria ser motivo para tanto alvoroço no meio evangélico, mas é motivo. Vou listar as principais simbologias e procurar dentro do contexto bíblico, explicar o porque e mostrar ao mesmo tempo que não é nada tão "assustador" como muitos que desconhecem pensam ser. 

SESSÃO DO DESCARREGO

Muitos ao ouvirem esse nome já dizem: é macumba! Pois é, é aí que está. O nome chama a atenção de pessoas que são adeptas do ocutismo em suas diversas formas: magia negra, magia branca, candomblé e etc. E esse é o real propósito, chamar a atenção de pessoas que vivem nesse mundo oculto, oprimidos pelo diabo. Quantos já não foram libertos por um desafio? Muitos não sabem, mas antigamente o bispo Edir Macedo fazia desafios na televisão convidando "pais-de-santo" e "mães-de-santo" para um duelo chamados "Duelo dos Deuses". Neste duelo o mais forte prevalecia. E claro, o Senhor Jesus sempre prevalecia e essas pessoas eram libertas.

O apóstolo Paulo disse:


"E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." 1 CORÍNTIOS 9:20-23


Eis aí o pensamento de Paulo. O nome da sessão é uma forma de atrair pessoas que estão no mundo do ocultismo, por curiosidade e em seguida libertá-las como tem acontecido muito. Quantos ex-pais e mães de santo não estão libertos dentro da IURD? Mas algo lhes chamou a atenção. A pessoa quer participar de um descarrego e chega até nós e encontra a liberdade em Cristo.


LENÇOS, ÓLEO UNGIDO E ELEMENTOS SAGRADOS

Os elementos sagrados, foram instituidos por Deus à Moisés. Tais elementos estavam presentes na tenda da congregação, que no período do Êxodo era a igreja:

"Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos, E de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him. E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção. E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho, E a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso." ÊXODO 30:22-27

Para quem acha que óleo ungido e demais elementos sagrados é inveção, aí está a resposta. O próprio Deus instituiu elementos sagrados para purificar o seu povo e seus sacerdotes. 

Mas isso é coisa do Velho Testamento não é Jesusmar? Não. Veja:

"E, saindo eles, pregavam que se arrependessem. E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam." MARCOS 6:12-13

"Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;" TIAGO 5:14

A Bíblia relata que o apóstolo Paulo distribuia lenços e aventais de seu uso pessoal para as pessoas tocarem em enfermos. Obviamente o fazia porque não tinha condição de visitar a todos. As pessoas eram curadas pela fé:

"De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.ATOS 19:12
É anti-bíblico distribuir elementos sagrados? Se for, conteste Deus e os apóstolos, pois está escrito na Bíblia.
O próprio Senhor Jesus se utilizou de um artifício nada convencional:
 
"E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença... Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo." JOÃO 9:1-7

Agora eu pergunto: O que tem haver o lodo com a cura do cego? Nada. Mas o Senhor Jesus utilizou um artifício de fé para que aquele cego pudesse alcançar sua bênção. Tanto que nosso Senhor já havia curado vários cegos, não daquela maneira. Mas Ele queria ver uma atitude diferente vinda da parte daquele homem cego. Alguém vai censurar o que fez o Senhor Jesus?

A CRUZ VAZIA

Talvez o símbolo mais polêmico utilizado na IURD, pois muitos dizem que é um costume católico trazido para dentro da Igreja. Pois bem. Não pode ser um símbolo católico, pois a cruz na Igreja Universal sempre está vazia.
A cruz vazia, simboliza que o Senhor Jesus desceu dela e conquistou a vitória sobre a morte. Para muitos, a imagem da cruz significa idolatria. Não necessariamente, dependendo tão somente de que modo ela é "colocada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário